[News]"Elas Brilham" - vozes que iluminam e transformam o mundo

 MINISTÉRIO DO TURISMO, GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA DO ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E BRASILPREV APRESENTAM


ELAS BRILHAM

VOZES QUE ILUMINAM E TRANSFORMAM O MUNDO

DOC.MUSICAL

COM ESTREIA MARCADA PARA O DIA 29/07, NO TEATRO CLARO RIO, O ESPETÁCULO TRAZ UMA GRANDE CELEBRAÇÃO ÀS MULHERES E PRESTA HOMENAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA

Elas Brilham - Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo - Doc.Musical traz ao palco sete artistas mulheres que levarão o público a uma viagem no tempo através da música. Contando a história de grandes mulheres, elas levarão o espectador a épocas como a era de ouro do rádio brasileiro, passando por gêneros como MPB, samba, jazz, rock e blues, até chegarem aos dias atuais com o pop de Anitta, Iza e Beyoncé. Tudo isso com recortes tecnológicos de recursos audiovisuais de cada uma das épocas.  




Crédito: Robert Schwenck |  


Dos mesmos criadores de 60! DÉCADA DE ARROMBA e 70? DÉCADA DO DIVINO MARAVILHOSO esse novo DOC. MUSICAL foi criado para dar voz e contar as histórias de mulheres que quebraram preconceitos, venceram o machismo e abriram as portas para o futuro da humanidade. Mais que um espetáculo, “Elas Brilham - Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo – DOC.MUSICAL” pretende celebrar a mulher e abrir um espaço de fala, tão necessário, a elas.

Em cena, sete atrizes do teatro musical brasileiro cantam do soul de Aretha Franklin, ao rock de Rita Lee e Tina Turner, do talento de Elis Regina, às composições autorais de Dona Ivone Lara, da voz eterna de Whitney Houston ao pop da Madonna, do feminejo de Marília Mendonça às novas vozes que continuam a iluminar o mundo. ELAS são cantoras, escritoras, cientistas, atrizes, pintoras, professoras, donas de casa. São vozes que brilham, transformam o mundo e estão representadas pela música neste espetáculo.

O espetáculo é apresentado pela Brasilprev. “É um show para quem ama música e quer aprender mais sobre como essa expressão artística fortaleceu a imagem da figura feminina. São muitas vertentes musicais, do passado e do presente, com canções nacionais e internacionais. Um ótimo programa para a família”, diz Camilo Buzzi, diretor Comercial e de Marketing da Brasilprev.

“Elas Brilham - Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo” tem estreia marcada para dia 29 de julho, no Teatro Claro Rio. O espetáculo é realizado pela Brain+. Após a temporada carioca, o espetáculo “Elas Brilham - Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo” sairá em turnê pelo país e passará por capitais como Belém/PA, Recife/PE, Salvador/BA, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Vitória/ES e Belo Horizonte/MG. E ainda fará uma temporada em São Paulo, no Teatro Claro de 29 de outubro a 04 de dezembro. Os ingressos para Rio de Janeiro e São Paulo já estão disponíveis pelo site www.sympla.com.br e as bilheterias físicas das casas.

O roteiro deste doc. musical apresenta uma cronologia histórica de lutas e conquistas que vão de Lilith (mito da primeira mulher de Adão) à Anitta (cantora brasileira que está reinventando o marketing do showbiz em 2022). Toda a costura no palco é recheada de recursos audiovisuais contendo dados históricos, recortes de reportagens e gravações da época.

“A Brasilprev tem orgulho de patrocinar um espetáculo que conta a história de mulheres que inspiraram várias gerações. Estamos felizes por contribuir com mais esse grande projeto, promovendo acesso à cultura em nosso país”, destaca Ângela Assis, presidente da Brasilprev.


MAIS SOBRE

ELAS BRILHAM - VOZES QUE ILUMINAM E TRANSFORMAM O MUNDO DOC.MUSICAL


DOC.MUSICAL é a experimentação de um novo gênero cênico que une ferramentas do documentário, teatro e música para contar a história dos grandes momentos da humanidade. O DOC.MUSICAL não apresenta a biografia de nenhum artista, porque o olhar está no coletivo, no grupo, numa época, portanto, é de fato, a música a grande protagonista. A utilização de material de arquivo (fotos, vídeos e depoimentos reais) somado a cenas, textos e canções cantadas ao vivo pelos atores é um dos recursos adotados para que o público tenha a oportunidade de reviver fatos históricos e descobrir, por exemplo, a verdadeira origem das músicas de sucesso da época, como elas surgiram, em que contexto foram criadas e como afetaram a vida do artista e da geração que o acompanhou.

Em “Elas Brilham - Vozes que iluminam e transformam o mundo - Doc.Musical”, o formato foi pensado pois a história da humanidade registrada em livros e ensinada nas escolas é em grande parte contada a partir do ponto de vista masculino, as mulheres raramente estão em foco, apontando sempre os homens para que sejam vistos como exemplo e como única fonte capaz de revoluções ou conquistas. Por isso, o espetáculo propõe uma nova narrativa histórica que tem as mulheres como protagonistas, inovadoras, pioneiras e transformadoras do mundo da música.

Nos anos 30 e 40, na Era de Ouro da Rádio no Brasil, Ângela Maria, Carmem Miranda e as cantoras da rádio enfrentaram o preconceito por serem artistas quando a profissão não era considerada decente e brilharam. Vozes modernistas como a de Bertha Lutz foram importantes na conquista de direitos básicos como o direito ao voto feminino.

O Jazz/Soul/Blues com Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Etta James e Sarah Vaughan apresenta os movimentos de mulheres negras na conquista de direitos civis no mundo.

A mulher que deu origem ao rock and roll, Sister Rosetha, Janis Joplin, Wanderlea, Rita Lee, Marina Lima, Cássia Eller, Annie Lenox, Tina Turner descontroem padrões do papel feminino e enfrentam as mais diversas tentativas de domar, castrar e padronizar o comportamento das mulheres.

No Samba, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Alcione, Clara Nunes, Beth Carvalho e Jovelina Pérola Negra resgataram o poder ancestral da força divina das mulheres e dominaram o gênero musical que antes era exclusivo dos homens.

Na MPB, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Baby do Brasil, Fafá de Belém, Sandra de Sá e muitas outras artistas provam que com sua voz ser mulher no Brasil já é um ato político. Conquistas como a pílula anticoncepcional, o divórcio e a delegacia da mulher possibilitaram um avanço nos direitos femininos.

O movimento da Disco Music com Donna Summer, Glória Gaynor e Frenéticas, a Era do Brilho, época em que as mulheres autoafirmaram-se frente à sociedade machista e utilizaram-se de figurinos sexy e luxuosos para demonstrar também a sua importância e seu esplendor para todos que as discriminavam.

No Pop Music, Madonna, Beyoncé e muitas outras conquistam o topo da indústria musical, com salários milionários, vendas estratosféricas e mostram ao mundo que mulheres podem e devem ser poderosas, chefes, líderes, livres e escreverem suas próprias histórias.

Os gêneros FORRÓ com Elba Ramalho, o AXÉ com Margareth Menezes, Ivete, Claudia Leitte, o FUNK com Fernanda Abreu, Tati Quebra Barraco, Luísa Sonza, Anitta, o FEMINEJO com Simone e Simaria, Maiara e Maraísa, Naiara Azevedo e Marília Mendonça provam que as mulheres conquistaram o sucesso e dominam as paradas em gêneros musicais que antes eram exclusivamente masculinos. Mulheres devem ocupar todos os espaços.

Outras Mulheres incríveis que mudaram o mundo e que são homenageadas em ELAS BRILHAM: Dandara, Chiquinha Gonzaga, Nísia Floresta, Angela Davis, Rosa Parks, Simone de Beauvoir, Lélia Gongalez, Tia Ciata, Bibi Ferreira, Leila Diniz, Dorina Nowill, Dercy Gonçalves, Maria Da Penha, Malala, Michele Obama, Preta Gil e muitas outras.

O ELENCO QUE BRILHA:

• SABRINA KORGUT - @korgut

Sabrina Korgut é atriz, cantora, bailarina e arte-educadora, formada em Licenciatura Teatral pela UNIRIO. Tem especialização em Jazz e Tap Dance pela Starlight School of Dance (USA). Fez diversos cursos de atuação, dentre eles destacam-se nomes como Herval Rosano, Domingos de Oliveira e a Oficina de Atores da Rede Globo. Com mais de 40 espetáculos no currículo participou dos musicais americanos montados no Brasil: Como Eliminar seu Chefe, As Noviças Rebeldes, Xanadu, As Bruxas de Eastwick, Baby, Miss Saigon, Company, Lado a Lado com Sondheim, Curioso Caso do Cachorro Morto e Meu Amigo Charlie Brown; além dos nacionais Ópera do Malandro, Sassaricando, Beatles num Céu de Diamantes, Fascinante Gershwin, Para sempre Abba, Chão de Estrelas, Cauby Cauby, Quatro Faces do Amor, entre outros.

Foi indicada aos prêmios Shell e APTR pelo musical Avenida Q, atriz Revelação de TV pela “Revista Quem Acontece”, Qualidade Brasil por Miss Saigon, Prêmio Contigo de teatro por Fascinante Gershwin, seu primeiro projeto independente. Seus trabalhos mais recentes na TV foram a novela O Sétimo Guardião, o humorístico PÉ NA COVA, na Rede Globo, com a personagem “Adenoide” e 220VOLTS, ao lado de Paulo Gustavo no quadro Guto e Rita, além de partições em novelas da Globo.

Na música trabalhou com nomes como Evandro Mesquita e a banda The Fabulous, Mar’tnália e, como backing vocal de Carlinhos Brown, participou da turnê EUA, Europa e Japão. Na dublagem emprestou sua voz cantada para personagem vivida por Cameron Diaz no remake do longa Annie, Hercules da Disney, Bubble Guppies da Nickelodeon, American Horror Story, entre outros.

No cinema participou dos longas Ninguém Entra Ninguém Sai e GLS – gostosas, lindas e sexys. Recentemente, lançou seu primeiro show como cantora solo chamado Femminile, com as mais belas canções italianas, participou da ópera instalação Bem no Meio, de Karen Acioly, e foi protagonista, ao lado de Murilo Rosa, do musical Barnum – o rei do show.


• IVANNA DOMMENYCO - @ivannadomenyco

Ivanna Dommenyco participou de grandes musicais como Cole Porter, Ele Nunca Disse que me Amava; A Ópera do Malandro, Cristal Bacharach, Lado a Lado com Sondheim, Hairspray, A Madrinha Embriagada, O Homem de La Mancha, Beatles Num Céu de Diamantes, Sassaricando, Um Violinista no Telhado, As Bruxas de Eastwick, Milton Nascimento – nada será como antes e Cinderella, de Rogers and Hammerstein. Também fez a minissérie Chiquinha Gonzaga, a novela Kubanacan, o programa Você Decide e novela Carrossel no SBT.

• JULLIE - @jullieoficial

Jullie é cantora, compositora e atriz. A artista tem dois álbuns e um EP autorais lançados, sendo “Até o Sol” o mais recente deles. Participou da segunda edição do programa The Voice Brasil, tendo sido aprovada para integrar o time de Claudia Leitte com sua canção autoral Gasolina. Em 2022 esteve em cartaz com o musical infantil Pimentinha – Elis Regina Para Crianças, projeto do Grandes Músicos Para Pequenos.

Foi indicada como melhor atriz na sétima edição do Prêmio Bibi Ferreira por seu trabalho no musical Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo e na primeira edição do Prêmio Reverência por Constellation – Uma Viagem Musical Pelos Anos 50. Para além dos espetáculos já citados, participou de Palavras de Mulheres (peça online), da turnê de Bibi – Uma Vida em Musical, da temporada carioca de A Noviça Rebelde (sub de Maria Von Trapp), O Musical da Bossa Nova, Se Meu Apartamento Falasse, Chacrinha – O Musical, 60! Década de Arromba – Doc.Musical e Tudo Por um Popstar, seu musical de estreia.

Integrou o elenco de talentos contratados pelo canal Disney Channel, tendo lançado um dueto com Joe Jonas (Jonas Brothers), versão de uma canção do filme Camp Rock 2, intitulada Eu Não Mudaria Nada Em Você (Wouldn’t Change a Thing). Trabalha como dubladora desde 2007. Dentre as principais personagens que dubla estão: Luz Estrela (The Boys), Ella (Cinderela), Poppy (Trolls 1 e 2), Smurfette (Os Smurfs 1 e 2), Tinker Bell, Jemma Simmons (Agentes da Shield), Blair Waldorf (Gossip Girl) e Lilá Brown (Harry Potter e o Enigma do Príncipe).


• THALITA PERTUZATTI - @thalitapertuzatti

Atriz e cantora profissional, participou dos musicais Donna Summer (2022), Madagascar (2021), Diamond Hotel (2019), Whitney Houston Forever (2017) e The Sound of MOTOWN (2009 e 2010). Também foi a cantora principal do Reder Circus (2018, 2021 e 2022). Na televisão, participou dos programas Dancing Brasil (2017), foi finalista do The Voice 2012 e ganhou no Programa Raul Gil.

• DÉBORA PINHEIRO - @deborapinheiroreal

Vencedora da primeira temporada de Canta Comigo, apresentada por Gugu Liberato na Rede Record, Débora Pinheiro atualmente compõe o time de jurados da nova temporada do programa e coleciona trabalhos musicais que prima pela excelência.

No teatro musical, a cantora já foi protagonista em diversos cases de sucesso como O Som da Motown, relembrando 50 sucessos da famosa gravadora que revelou artistas negros como Michael Jackson, The Supremes, Marvin Gaye, Stevie Wonder, entre outros. Com o musical, a artista foi entrevistada por grandes nomes como Jô Soares e Hebe Camargo. Débora também compôs o elenco do musical Liza por elas – in concert, com sucessos de Liza Minelli, participou do musical Como Eliminar seu Chefe e, mais recentemente, de 70? DÉCADA DO DIVINO MARAVILHOSO, que, ao lado de Baby do Brasil e As Frenéticas, resgatou uma década de história das músicas dos anos 70.

Antes de ser a grande vencedora do Canta Comigo, Débora também foi destaque em outros programas musicais da TV com Programa Raul Gil, Qual é o seu Talento, Astros e foi convidada do Máquina da Fama para se transformar em Aretha Franklin.


• LUDMILLAH ANJOS - @lujoficial

Cantora e atriz, no auge dos seus 30 anos. Natural de Salvador-Bahia. Começou sua trajetória artística aos seis anos de idade, participando de concursos musicais em Salvador. Na juventude ingressou no grupo étnico musical Vozes Reveladas, sob comando do maestro Sérgio Souto, onde teve a oportunidade de ecoar seu canto por vários países.

O Brasil se rendeu ao seu talento em 2012 quando ela tornou-se uma das grandes revelações do The Voice Brasil, sendo umas das finalistas e representando o time do conterrâneo Carlinhos Brown.

Participou de musicais renomados, em paralelo a sua carreira musical, vivendo no teatro a irreverente Oda Mae Brown, personagem que no cinema foi interpretado por Whoopi Goldberg no filme Ghost. Dona de um sorriso expressivo que derrete qualquer coração. Uma artista que respeita a diversidade cultural brasileira, inserindo, assim, em sua arte uma autenticidade e irreverência que não se descreve; sente-se.


• DIVA MENNER - @divamenner

Diva Menner é natural de Recife, mulher trans, preta e iniciou-se na noite cantando no renomado grupo vocal ‘Garçons Cantores’, participando de vários concertos e shows. Estudou Canto no Conservatório Pernambucano de Música quando, em 2015, gravou um CD homenageando as grandes sambistas do Brasil e, no mesmo trabalho, também incluiu músicas autorais. Nos anos de 2018 e 2019, foi solista no concerto ‘Musicais’, com Orquestra e coro do Conservatório Pernambucano de Música no Festival de Inverno de Garanhuns e no Teatro de Santa Isabel.

Semifinalista do reality show ‘The Voice Brasil’ (Rede Globo) em 2020, sendo a participante mais votada pelo público todas as vezes que se apresentou. Versatilidade, técnica e riqueza vocal fazem parte do repertório de Diva que a cada dia vem conquistando espaço significativo no cenário musical e artístico pelo Brasil.

No teatro, em 2021, Diva atuou no musical ‘Barnum – O rei do show’. Junto com Murilo Rosa e grande elenco, fez turnê por todo país.


EQUIPE CRIATIVA

• DIRETOR: FREDERICO REDER

• ROTEIRISTA: MARCOS NAUER

• ASSISTENTE DE DIREÇÃO/DIREÇÃO RESIDENTE: ROSANA CHAYIN

• DIRETOR MUSICAL: JULES VANDYSTADT

• DIRETOR DE COMUNICAÇÃO/MARKETING: MAURICIO TAVARES

• DIRETORA DE ARTE: BÁRBARA LANA

• CENÓGRAFA: NATÁLIA LANA

• FIGURINISTA: BRUNO PERLATTO

• COREÓGRAFO: VICTOR MAIA

• ILUMINADORA: MARIANA PITTA

• DESIGNER DE SOM: TALITA KURODA

• VISAGISTA: ADRIANA ALMEIDA

EQUIPE DE PRODUÇÃO

• PRODUTOR GERAL: FREDERICO REDER

• PRODUTOR EXECUTIVO: ALEX FELIPPE E LUANA SIMÕES


SERVIÇO

ELAS BRILHAM - VOZES QUE ILUMINAM E TRANSFORMAM O MUNDO - DOC.MUSICAL

CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

DURAÇÃO: 100 MINUTOS

TEMPORADA RIO DE JANEIRO: DE 29 DE JULHO A 28 DE AGOSTO DE 2022

LOCAL: TEATRO CLARO RIO

SHOPPING CIDADE COPACABANA

ENDEREÇO: RUA SIQUEIRA CAMPOS, 143 - 2º PISO - COPACABANA, RIO DE JANEIRO - RJ, 22031-071

https://teatroclarorio.com.br/


CAPACIDADE: 659 PESSOAS

ACESSIBILIDADE

AR-CONDICIONADO


SESSÕES – 29/JULHO A 22/AGOSTO

  • SEXTA-FEIRA ÀS 17H00

  • SÁBADO ÀS 17H00

  • DOMINGO ÀS 20H30

  • SEGUNDA-FEIRA ÀS 17H00 E 20H30


SESSÃO ENTREGA SOCIAL E INGRESSOS POPULAR

  • 15/AGOSTO, SEGUNDA-FEIRA ÀS 15H00 (nessa data não teremos a sessão das 17h00)

SESSÕES COM HORÁRIOS ESPECIAIS – ÚLTIMA SEMANA

  • 26/AGOSTO, SEXTA-FEIRA ÀS 17H00 E 20H30

  • 27/AGOSTO, SÁBADO ÀS 17H00 E 20H30

  • 28/AGOSTO, DOMINGO ÀS 17H00 E 20H30

INGRESSOS

PÚBLICO EM GERAL: R$37,50 A R$ 180,00

CLIENTES BRASILPREV: R$37,50 A R$90,00

OBS.: CONFIRA LEGISLAÇÃO VIGENTE PARA MEIA-ENTRADA


TEMPORADA – SÃO PAULO: DE 29/OUTUBRO A 04 DE DEZEMBRO

LOCAL: TEATRO CLARO – SÃO PAULO

ENDEREÇO: SHOPPING VILA OLÍMPIA - R. OLIMPÍADAS, 360 – 5° ANDAR - VILA OLÍMPIA, SÃO PAULO - SP

www.teatroclarosp.com.br

CAPACIDADE: 799 PESSOAS

ACESSIBILIDADE

AR-CONDICIONADO


HORÁRIOS

  • QUINTA-FEIRA ÀS 21H00

  • SEXTA-FEIRA ÀS 21H00

  • SÁBADO ÀS 18H00 E 21H00

  • DOMINGO ÀS 18H00

INGRESSOS

PÚBLICO EM GERAL: R$37,50 A R$ 220,00

CLIENTES BRASILPREV: R$37,50 A R$110,00

OBS.: CONFIRA LEGISLAÇÃO VIGENTE PARA MEIA-ENTRADA


CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:

sympla.com.br – com taxa de serviço


BILHETERIA FÍSICA – SEM TAXA DE SERVIÇO

RIO DE JANEIRO: Teatro Claro - Shopping Cidade Copacabana - de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h, exceto feriados.

SÃO PAULO: Teatro Claro - Shopping Vila Olímpia - de domingo a domingo, das 12h às 20h.

Mais informações em https://www.elasbrilham.com.br


DESCONTOS:

50% de desconto destinados a:

  • Cliente Brasilprev: desconto para compras de ingressos. Necessário inserir o CUPOM recebido via e-mail para efetuar a compra. Na entrada do evento, basta informar que você é cliente Brasilprev.

    • Caso encontre dificuldades em obter o desconto, favor entrar em contato com o Teatro Claro – Rio de Janeiro pelo telefone: (21) 2147-5204 ou em contato com a Central de Atendimento da Brasilprev pelo 0800 729 7170, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriado.

  • Cliente Claro Clube: limitado a 4 ingressos por sessão. necessário informar o número do CPF do titular no ato da compra e apresentação da fatura na entrada do evento.

  • Meia-entrada: confira as regras da lei de meia entrada em www.bileto.sympla.com.br/meia-entrada

Obs.: É necessário apresentar documento que comprove o direito ao desconto na entrada do espetáculo. O benefício prevê a reserva para idosos, estudantes, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência de pelo menos 40% dos ingressos de meia-entrada por espetáculo. Consulte também: www.documentodoestudante.com.br

Descontos sobre o valor inteiro dos ingressos e não cumulativos.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


  • Não é permitida a entrada no teatro após o início do espetáculo. Em caso de atraso, não haverá devolução do valor dos ingressos e nem a troca para outro dia ou sessão. Caso haja liberação no teatro, o assento automaticamente se tornará livre.

  • Assento para obesos: informamos que este assento é duplo e se destina ao conforto do cliente obeso.

  • Seguimos todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades competentes de saúde.

Obs.: Mais informações sobre as outras cidades serão divulgadas em breve.

Nenhum comentário