[Resenha] Depois de Você

Eu me apaixonei, sorri, chorei e quis gritar várias vezes em Como Eu Era Antes de você, não entendi a necessidade de ter uma continuação da história de amor de Will e Lou. Mas vou tentar não ser tão pessimista e nem escrever absurdos.
Sinopse:
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.


A história se passa exatamente 18 meses após a morte de Will, logo percebemos que aquela menina forte e que lutou pelo amor de Will sucumbiu a uma mulher sem vigor e sem forças para continuar. Entendo que Will tenha sido o grande amor de sua vida, mas não consigo entender Lou e seu comportamento em relação a sua vida.

Quando imaginei uma continuação deste livro, sonhei que Lou ia se superar e seguir firme no propósito das orientações que Will fez, viveria uma vida bela, completa e lutaria por sua felicidade. Mas isso definitivamente não foi o que li. Explicando... Louise se torna frágil e inconstante, vai morar distante de seus pais e vive uma vida vazia e sem expectativas.
Pense num livro onde as histórias são rasas e vazias, são várias histórias no contexto global, mistura um pouco de tudo.
Vou tentar me explicar melhor...
Lou simplesmente dentre tantas tragédias já vividas, sofre um acidente, caindo de um prédio e tem a bacia quebrada e vários machucados provocados pela queda. No meio desta história surge Sam, o paramédico que atendeu Lou, ok coincidência existe!

Will tinha uma vida de solteiro em Como eu era antes de você, não amor ninguém, nem muito menos teve alguém realmente de fato ele pudesse dizer Eu Te Amo. De repente surge um personagem novo que te faz repensar como o Will era antes e meio que ME fez desapaixonar por Will e seu jeitinho egoísta de ter vivido a vida. 

Este novo personagem dá forças para Lou a acreditar e mais uma vez a lutar pela vida do outro e não a dela própria. 
Um ponto super positivo no livro foi ver a empatia e afeto da mãe de Will, enquanto no livro anterior víamos uma mulher grossa e às vezes meio mandona, percebemos uma evolução positiva e intensa, onde certamente entendemos mais uma vez que o sofrimento pode mudar pessoas. Outro personagem importante em Depois de Você é a irmão de Lou, graças à ela Lou toma atitudes em sua vida e se torna responsável. Mas ainda assim Lou nada se parece com a mulher do 1º livro. :-(

Obviamente não me estenderei muito para não prejudicar a leitura de quem quer e principalmente idealiza a continuação de Como Eu Era Antes de Você, mas na MINHA OPINIÃO, Jojo pecou pelo erro de atender seus fãs, pressionada a fazer uma sequência para a história de Will e Louise. Mas me questionarei eternamente: Por qual motivo? Não tinha nada a mais ser dito, afinal o amor venceu sim! Will já havia tomado uma decisão e não havia, nada nem ninguém que o fizesse mudar. Infelizmente na ânsia de terem mais, exigirem mais, eu fiquei com a mera expectativa e frustrada em ver uma história linda ter uma continuação sem motivos.

Caso queiram ler a resenha de Como Eu Era Antes de Você, aqui está o link: Resenha

->Não me odeiem pela resenha, afinal é apenas minha opinião rs.
Beijos de Luz.

2 comentários:

  1. Já li esse livro e amei, mas o primeiro é f***!!!!
    Amei a resenha Maisa, seu blog é fofo :)
    Seguindo já... beijo, sucesso, fica com Deus!
    http://toque-finalbabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,

    Ainda não li esse livro, mais já vi muitos comentários a respeito dele, e sua resenha foi um pouco controversa ao que já li até aqui.
    É muito ruim mesmo quando uma continuação de livro não é exatamente o que imaginamos que seria. Se tivéssemos como prever, teríamos ficado no primeiro mesmo.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir